segunda-feira, março 31

Vantagem espacial.
______________
E que rica vantagem.



"Tirem-me a vista. Tirem-me para sempre a luz de Lisboa, tirem-me as encostas do Douro, o Tejo e o Alentejo, tirem-me a calçada dos passeios e os azulejos da parede.Tirem-me o ouvido.Tirem-me para sempre o choro da guitarra e o pranto do fadista, tirem-me os pregões das mulheres do bulhão e a pronúncia de norte a sul, tirem-me a fúria de espuma das ondas e o grito do golo.Tirem-me o tacto.Tirem-me para sempre o sol de Inverno a bater na cara, tirem-me o barro a ganhar forma entre os dedos, tirem-me o rosto queimado da minha mãe e a mão áspera do meu pai.Tirem-me tudo isto, mas não me tirem o gosto.Porque se eu ainda for capaz de saborear a alheira a rebentar de sabor, ou o bacalhau com todos a nadar em azeite, serei capaz de dizer, se não me tirarem a fala, que estou em Portugal".

in anúncio Oliveira da Serra

5 comentários:

T. Geiroto Marcelino disse...

Querida Dê,

Foi uma surpresa muito boa ler o texto escrito de um dos melhores anúncios televisivos de sempre. Eu simplesmente adoro esse aníncio, principalmente pelo que ele diz, e nem tanto pela imagem, que é boa, mas perco-me no que ele diz. Faz-me sentir mais portuguesa, por gostar, e faz-me gostar de ser portuguesa, faz-me sentir orgulhosa por pertencer a um país de cultura tão rica!

E foi uma surpresa boa teres passado palavras faladas a palavras escritas, e escritas no teu blog.

bjo,

Tânia

Andreia Silva disse...

Querida tani inda bem q gostas t. é sinal que tambem percebes a vantagem de nascer em portugal, nesta ilha plantada à beira mar como diria Camões.
A opçao de publicar isto pareceu me essencial, alias confesso te q penso muitas vezes nisto... penso nisto pq por vezes é imsuportvel saber que o mundo nao e um lugar linear, ou seja, nem todos têm a sorte de terem as encostas do Douro, nao verem os azulejos da parede. Percebes? Independentemnt das criticas nacionais, alias q eu acho que devem exitir mas com moderaçao, a sorte q eu e tu e outro nascerem nesta terra temperado condiciona a nossa propria formaçao, condiciona o futuro e as geracoes vindouras. Acredito que se tivesse nascido por exemplo no Islao provavelmente nao teria oportunidade de saborear o sol de Inverno a bater me na cara, e nao e so por ser mulher, é tambem por saber que em muitos lugares a percepçao da realidade é completamente destrutiva, se tivesse nascido em Angola talvez passasse fome, nao q aqui nao haja quem passe, mas a dimensao e antagonica.

Acho q ja me alonguei demais tudo isto apenas para dizer que tambem eu sinto orgulho por ser portuguesa.

Bjo

Rafeiro Perfumado disse...

O anúncio é giro, mas não concordo com a escala dos sentidos. Prefiro ver estas nossas paisagens lindas do que provar a treta duma alheira...

eudesaltosaltos disse...

Tambem adoro este anuncio. so de ouvir... fechar os olhos e ouvir... bj

Anônimo disse...

Rafeiro perfumado, nao se trata duma escala de sentidos mas sim de formas, imagens, lugares e caracteristicas que acabam por descrever este nosso lindo país que é Portugal, mesmo uma alheira.