quinta-feira, março 13

Ver antes de Olhar



I see trees of green, red roses too
I see them bloom for me and you
And I say to myself
What a wonderful world

Um mundo maravilhoso. Estava a viver a possibilidade de viajar e chegar ao lugar prometido. Tinha a roupa do corpo e uma mala com mais de 5kg de recordações. Não pesavam, apesar de irem na 1ºclasse da minha memória, poder sentir a textura da vida que deixava para trás era tudo o que me restava. Não deixava a minha vida para trás mas entrava numa nova vida. Estava serena e a luz do sol acompanhava a minha sombra.
Caminhei durante cerca de 1h e quando cheguei ao meu destino sorri. Ninguem percebia o meu sorriso, ninguem compreendia porque estava feliz e principalmente niguém se predispunha a aceitar que me encontrei. Ainda me recordo da expressão do meu pai quando o informei da minha decisão. Ficou amarelo e só quando percebeu que havia firmeza na minha voz compreendeu o que realmente queria. Perguntara-me: "Mas porquê? És jovem, bonita, inteligente e concerteza isto é apenas uma fase. Espera mais um tempo e então logo vês se é isto que realmente queres", eu ouvi-o, em silêncio e de ouvidos bem abertos mas limitei-me apenas a dizer-lhe: "Pai encontrei um novo caminho, descobri a forma de olhar para o mundo, encontrei vida em todas as coisas e sobretudo encontrei-me." Ficou a fitar-me durante algum tempo com a expressão de quem não tinha percebido, mas não perguntou mais nada. Também não era necessário explicar, aliás ser feliz não se explica. Como explicar a um velho cheio de experiência que o caminho escolhido não tem estradas? Como dizer à pessoa que me criou que finalmente descobri como ser feliz? Sabia que lhe doía a minha decisão, sabia que lhe custava, e por mais que tentasse imaginar a sua dor eu sabia que ele chorava por dentro enquanto me mostrava o seu sorriso aberto.
Defronte daquele edificio grandioso, frondoso e até intimidador respirei fundo. Senti a natureza: as flores, as árvores, a água, o som dos passáros tudo num misto de satisfação e curiosidade. Nem eu percebi a partir de que momento da minha vida, eu começei a olhar para todos os objectos comuns que tinha em casa com outro olhar, a vê-los além da capa, dos clichés, das definições. Começei a ver antes de olhar. Só me apercebi que começei a ver as particularidades e é nelas que reside a essÊncia das coisas, é no cheiro da chuva, num abraço apertado, num desabafo de café, numa lágrima escondida que podemos descobrir intrísecamente a humanidade. Foi isso que me aconteçeu: começei a amar incondicionalmente o mundo e a humanidade. Amava-a de facto. Amava-a com todas as suas qualidades e defeitos e a verdade escancarada à minha frente surgiu como uma revelação espontanea e nada medonha.
Junto ao peito agarrei o meu primero terço, dado pela minha avó no dia da 1º cumunhão. Inspirei lentamente e dei duas baforadas quase que ofegantes. O sol já pintava de vermelho a rua, não tardava a anoitecer. Quando isso acontecesse provavelmente já estaria no meu quarto a encontrar-me comigo e sobretudo com Ele, para assim fazer a primeira das minhas orações eternas.

4 comentários:

Anônimo disse...

"Começei a ver antes de olhar. Só me apercebi que começei a ver as particularidades e é nelas que reside a essÊncia das coisas, é no cheiro da chuva, num abraço apertado, num desabafo de café, numa lágrima escondida que podemos descobrir intrísecamente a humanidade. Foi isso que me aconteçeu: começei a amar incondicionalmente o mundo e a humanidade."
Ai Dê, esta parte descreve tão bem a minha forma de pensar nos ultimos tempos. É mesmo necessário uma mudança para conseguirmos ver as coisas de outra forma, para alargarmos os horizontes e não aceitarmos apenas o que nos põem à frente. O interesse pelo mais pequeno ser ou pormenor é uma coisa espetacular e custa-me que haja tantas pessoas que não têm tempo para ver mas apenas para olhar..para reparar em cada coisa do nosso dia-a-dia que tanto me faz lembrar a musica q puseste no inicio do post e que eu tanto adoro.
Também te adoro a ti pequenina (nao leves esta palavra à letra porque és absolutamente o contrario :P). Beijinho bom na bochecha *

T. Geiroto Marcelino disse...

Mais uma vez, consegues surpreender no fim do teu texto.

bjo,

Tânia

Nádia disse...

As vzs custa-me crer que realmente Ele existe. Ele que consegue mover o mundo. Que me move a mim? Nao sei. Tenho amor dentro de mim. Por ti, pelo pai, pela mae, pela nossa familia. Pelos meus amigos, que provavelmente muitos deles ja nao se lembram que eu existo. Sinto amor pela vida. Como sentir amor por Ele, se nao O conheco? Tenho medo ou vergonha de expressar o que sinto quanto a Ele. Conheco pessoas que acreditam, têm fe, falam comigo sobre isso. Falo com Ele. Mas sou egoista. Porque falo-Lhe quando preciso de ajuda que muitos dizem so Ele ser capaz de ajudar. Sera que ainda nao chegou a minha vez de sentir o que outros sentem. Ver antes de olhar. Ha uns tempos, e agora posso contar, que ja nao vejo. Gosto de observar. Admirar ou detestar. Mas a experiencia de um toque sem ver, olhar, observar e completamente inesplicavel. E as vezes em segredo, eu olho de olhos vendados para as pessoas, para as coisas, experienciando-as. Ate no silencio e escuro do meu quarto. E tantas coisas magicas que conseguimos fazer e nao nos apercebemos. Sera Ele que nos proporciona ist tud? Ofereceu-te a mim. E acho que nunca heide conhecer uma pessoa tao brilhante como tu. Em todos os sntidos. Es mais nova que eu. Mas e a ti que eu peco conselhos, auxilio e tudo o que preciso, nao como se fosses mais velh, como se fosses minha mae, mas por seres sincera,firme e justa. Por nao teres medo de me magoar com o que dizes ou fazes, por me indicares o caminho mais certo. Mesmo que nem sempre te oiça, aconselhar-me-ei sempre contigo. E eu estarei aqui para tudo. Para Ver o teu progrsso,para Olhar-te enquanto menina e mulher, Observar o caminho que percorres (que desejo que seja para sempre ao pe de mim) e para Ler estes textos maravilhosos, que surpreendem pela sua autenticidade, como tudo em ti. Nao por seres a minha maninha. Mas porque sei o teu valor e tenho um enorme orgulho por ser eu a ser tua irma. Por que o cheirinho a bebe deixame contagiada, porque os teus cozinhados deliciam e apuram o meu paladar, porque os teus textos aumentam os meus conhecimentos, porque a tua pele e a mais macia que conheco e por ouvir a tua voz fanhosa ao telefone. Olhar-te-ei sempre com os mesmo olhos, mesmo que não consiga Te-lo. Talvez um dia. Quando chegar a minha vez.

eudesaltosaltos disse...

"Começei a ver antes de olhar." - pois, nós somos mt ceguetas, n somos? somos. bj